SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Uma cidade-internação e suas multipli(cidades): encontros com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativaEntre o passado e o agora: diáspora negra e identidade cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

SONODA, Katerine. "Liderança muito perigosa": relatos de líderes comunitários vítimas da violência urbana no Rio de Janeiro. Rev. Epos [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

Atualmente, no Rio de Janeiro, a sensação de insegurança faz parte do cotidiano de todo cidadão, configurando-se como um traço marcante na vida contemporânea. O objetivo deste trabalho é estudar o processo de intimidação e cooptação de líderes em favelas do Rio de Janeiro por traficantes/milícias/policiais, observando se e de que modo esse fenômeno tem afetado o desenvolvimento sócio-espacial e a saúde dos próprios líderes. O estudo foi desenvolvido com trinta líderes comunitários residentes na cidade. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, analisadas através da análise de conteúdo. Encontraram-se relações importantes entre violência e sofrimento. Líderes que relataram ter sofrido algum tipo de violência, em regra, foram os mesmos que relataram maiores problemas de saúde. Houve predomínio de sintomas psicossomáticos. O sofrimento psíquico foi associado a algum tipo de violência relacionada com sua atuação político-social. No plano coletivo, é possível afirmar que a violência urbana dificulta e até impede o desenvolvimento sócio-espacial nos territórios segregados.

Palavras-chave : violência urbana; sofrimento psíquico; líderes comunitários; saúde; urban violence; psychological distress; community leaders; health.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )