SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Subjetivações e risco na atualidadeA aliança entre justiça e psiquiatria no controle do uso de droga: medicalização e criminalização na berlinda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

DIETER, Maurício Stegemann. Lógica atuarial e incapacitação seletiva: a farsa da eficiente gestão diferencial das novas classes perigosas. Rev. Epos [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 00-00. ISSN 2178-700X.

Desde o final da década de 1970 observa-se nos Estados Unidos a progressiva colonização das estratégias para prevenção, repressão e tratamento das consequências da criminalidade pelo gerencialismo, que operacionaliza o sistema de justiça criminal a partir da lógica atuarial com o fim de neutralizar preventivamente indivíduos perfilados como reincidentes crônicos. Compreender e criticar este paradigmático fenômeno contemporâneo, que se afasta da pesquisa das determinações do crime para se concentrar na gestão da criminalidade, é fundamental diante de sua inevitável expansão para os países sob sua área de influência, sendo tal tarefa especialmente relevante no Brasil, que ainda não conta com uma massa crítica sobre o tema.

Palavras-chave : Política Criminal Atuarial; gerencialismo; lógica atuarial; incapacitação seletiva; prognósticos de risco; sistema de justiça criminal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )