SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Sobre o corpo-afeto em espinosa e WinnicottHigiene matrimonial, sexualidade e modos de subjetivação no brasil do século XIX (1847-1870) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

CUNHA, Eduardo Leal. Sexualidade e perversão entre o homossexual e o transgênero: notas sobre psicanálise e teoria Queer. Rev. Epos [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 00-00. ISSN 2178-700X.

Este artigo retoma o debate entre a psicanálise e a teoria queer, considerando as formas de transgressão da norma sexual e de gênero às quais tal discurso pretende dar suporte. Deste modo, exploramos os desafios colocados à teoria psicanalítica tanto pela aproximação com a teoria queer, quanto pela recusa radical desta última, com base na aproximação desta com a perversão e o mecanismo do desmentido (Verleugnung). Procuramos indicar de que maneira a articulação da psicanálise com a teoria queer é dependente da forma de sexualidade em questão. Assim, enquanto a psicanálise parece pronta a considerar de modo positivo a homossexualidade, ainda que recorrendo à categoria de perversão, o confronto com os autores queer se radicaliza quando se trata de tomar em consideração as transgressões relativas ao gênero, como a transexualidade. Por fim, procuramos destacar algumas questões articuladas a tal diferença de perspectiva.

Palavras-chave : Teoria queer; psicanálise; homossexualidade; transexualidade; perversão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )