SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Sexualidade e perversão entre o homossexual e o transgênero: notas sobre psicanálise e teoria QueerFazer das tripas coração: a vivência do infantil como abertura à fraternidade no mundo atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

OLIVEIRA, Cristiane. Higiene matrimonial, sexualidade e modos de subjetivação no brasil do século XIX (1847-1870). Rev. Epos [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 00-00. ISSN 2178-700X.

O presente artigo analisa a difusão da lógica higienista dos casamentos pelo pensamento médico novecentista e suas ressonâncias na transição da família patriarcal para a família nuclear no Brasil. Trata-se de um estudo histórico, de inspiração foucaultiana, que teve como corpus documental teses, livros e periódicos médicos brasileiros do século XIX (1847-1870). Através de um conjunto detalhado de prescrições higiênicas, o casamento foi enaltecido como elemento essencial ao progresso da pátria, à custa da condenação virulenta tanto à renúncia à vida sexual presente no celibato eclesiástico, como às vivências sexuais que ocorriam na periferia da instituição matrimonial e codificadas como excessivas, como a libertinagem e a ninfomania. Desta maneira, foram perfilados os traços de um ideal normativo capaz de modelar maridos e esposas à tarefa de fazer do casamento a base de sustentação para um projeto de higienização e, posteriormente, de eugenização da sociedade.

Palavras-chave : Sexualidade; higiene matrimonial; subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )