SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Higiene matrimonial, sexualidade e modos de subjetivação no brasil do século XIX (1847-1870)Resgate policial de reféns: uma de espetacularização da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

MENDONCA, Leila Guimarães Lobo de. Fazer das tripas coração: a vivência do infantil como abertura à fraternidade no mundo atual. Rev. Epos [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 00-00. ISSN 2178-700X.

Apoiado em alguns escritos de Freud, Bauman e Birman, este texto tem como finalidade responder à seguinte problemática: sendo o mundo atual mais propiciador da vivência de morte, paradoxalmente, ele não seria um mundo mais favorável à criação de laços fraternos? Para responder a essa questão, usou-se como ferramenta principal o conceito psicanalítico infantil, visto que, através dele, é possível tecer ideias acerca do mundo atual, na medida em que nesse o que se revela é a vivência radical daquele. Assim, necessário se fez dialogar com discursos teóricos que advêm de outros campos de saber, a fim de que seja possível perceber que o mundo atual traz consigo uma positividade.

Palavras-chave : Infantil; experiência de morte; atualidade; fraternidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )