SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Fazer das tripas coração: a vivência do infantil como abertura à fraternidade no mundo atualCrianças e adolescentes acolhidos: história tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

CIRILO, Bianca Sant'Anna de Sousa. Resgate policial de reféns: uma de espetacularização da vida. Rev. Epos [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 00-00. ISSN 2178-700X.

Este artigo tem como objetivo discutir a questão da espetacularização da vida, a partir do manejo jurídico-legal das chamadas ocorrências policiais com tomada de reféns no contexto do Rio de Janeiro, oriundas de conflitos sociais, tais como: assaltos frustrados, incidentes domésticos, dentre outros que venham a resultar em ameaça contra a vida humana. Comumente, quando gerados, tais eventos são conduzidos pela força policial estadual, mais especificamente pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Discutiremos tais fatos tomando por base, principalmente, as contribuições teóricas de Michel Foucault, Guy Debord e Hanna Arendt. Por fim, o conteúdo exposto neste trabalho baseia-se na minha experiência anterior como psicóloga do BOPE, tendo acompanhado, por cinco anos consecutivos, a execução de várias dessas situações em tempo real.

Palavras-chave : Resgate de reféns; espetacularização da vida; ocorrências com reféns.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )