SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Con la mirada en los márgenes: la construcción mediática de la violencia contra las mujeres en clave marginal y voyeurista: el caso del "loco de la ruta" (Argentina, 1996-2004)Psicologia e ditadura civil-militar: reflexões sobre práticas psicológicas frente às violências de estado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

SOUSA, Analicia Martins de. A consagração das vítimas nas sociedades de segurança. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 29-56. ISSN 2178-700X.

Desperta atenção o grande destaque conferido atualmente à figura das vítimas, bem como aos danos e traumas que seriam causados a elas em decorrência da violência que se disseminaria pelo cotidiano. Isso pode ser particularmente percebido em situações designadas como alienação parental, bullying e assédio moral, em referência à violência que atingiria as relações pessoais nas famílias, nas escolas e no trabalho, respectivamente. A intensa divulgação em torno desses temas no cenário nacional alerta não só para os graves prejuízos causados às vítimas da violência nas relações, como também invoca medidas de combate às agressões e punição aos ofensores. Diante disso, este artigo tem como objetivo contribuir com os debates acerca da consagração das vítimas em sua articulação com o incremento das sociedades de segurança. Para tanto, se utiliza de dados e reflexões expostos em pesquisa desenvolvida sobre alienação parental, bullying e assédio moral. Constata-se que a promoção desses temas, associados ao conceito expansivo de violência, se mostra uma estratégia bastante proveitosa na manutenção das sociedades penais, pois sob o argumento de segurança e proteção ao indivíduo supostamente fragilizado se promovem o consenso e a adesão em torno das políticas de governo.

Palavras-chave : Vítimas; alienação parental; bullying; assédio moral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )