SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A consagração das vítimas nas sociedades de segurançaAcumulação sem legitimação e o recrudescimento da violência estatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

SCARPARO, Helena Beatriz Kochenborger; TORRES, Samantha  e  ECKER, Daniel Dall'Igna. Psicologia e ditadura civil-militar: reflexões sobre práticas psicológicas frente às violências de estado. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 57-78. ISSN 2178-700X.

O presente artigo apresenta reflexões sobre as práticas da psicologia frente às violências de Estado em tempos de ditadura civil-militar. Inicialmente, foi feita uma breve contextualização histórica sobre a ditadura civil-militar, sobre a construção da psicologia enquanto ciência pretensamente neutra e suas implicações éticas frente a um Estado político. Posteriormente, mapeamos as publicações que foram divulgadas na base de dados do SciELO (Scientific Electronic Library Online), desde 1997, que abordam a relação entre psicologia e a ditadura civil-militar. Na seleção do material, enfatizamos os artigos que relatavam sobre as práticas psicológicas no tempo de ditadura e discutiam sobre os efeitos dessas naquele contexto social. A análise do material foi realizada a partir de uma perspectiva foucaultiana, através do exercício de compreender a produção de saberes como uma prática que produz sujeitos e ações. A partir dos resultados, evidenciamos como determinada psicologia produzida na época da ditadura, a qual nomeamos de "oficial", se oferecia como ferramenta normalizadora de sujeitos ao ambiente social da época. A partir desses resultados, refletimos sobre que práticas profissionais atuais e como elas podem estar servindo à manutenção de novas violências de Estado.

Palavras-chave : Psicologia; ditadura civil-militar; práticas psicológicas; violências de Estado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )