SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Psicologia e ditadura civil-militar: reflexões sobre práticas psicológicas frente às violências de estadoO sofrimento como travessia: Nietzsche e a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

BLANK, Javier. Acumulação sem legitimação e o recrudescimento da violência estatal. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 79-98. ISSN 2178-700X.

Este artigo se propõe compreender as funções do Estado a partir do vínculo orgânico entre a forma política do Estado e a forma-valor. Colhem-se nas contribuições de José Nun, Claus Offe e James O'Connor elementos para mostrar a emergência de uma contradição entre as funções de acumulação e legitimação. Essa contradição leva a toda uma rearticulação das funções estatais. Esboça-se uma análise do conteúdo e da rearticulação das funções estatais de acumulação, legitimação e repressão no capitalismo contemporâneo enquanto manifestações da crise estrutural do capital. Diagnostica-se um recrudescimento da violência estatal como sintoma do esgotamento da gestão da barbárie que vinha em andamento. Procura-se compreender a proporcionalidade dessa repressão frequentemente denunciada como desproporcional.

Palavras-chave : Estado; crise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )