SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Acumulação sem legitimação e o recrudescimento da violência estatalO corpo: entre o sofrimento e a criatividade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista EPOS

versión On-line ISSN 2178-700X

Resumen

FORTES, Isabel. O sofrimento como travessia: Nietzsche e a psicanálise. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 99-111. ISSN 2178-700X.

O artigo propõe uma análise do tema do sofrimento humano nas obras de Nietzsche e de Freud, buscando encontrar ressonâncias teóricas entre os dois autores. A filosofia de Nietzsche se destaca pelas elaborações acerca desse tema em vários de seus livros. Por outro lado, o sofrimento psíquico ocupa lugar central no campo teórico clínico da psicanálise, como elemento necessário para a existência desta. Em ambos os autores, o sofrimento é uma travessia a ser percorrida para a passagem à alegria ou para que haja mudança psíquica. Percorre-se o tema da dor psíquica em Nietzsche a partir das figuras da culpabilidade, quais sejam, a má-consciência e o ressentimento. Analisam-se possíveis saídas desses modos do sofrer com as noções de amor fati e de beatitude. Em Freud, a neurose se apresenta como uma produção psíquica que visa ao evitamento da dor. A neurose é apresentada como uma figura da culpabilidade na teoria freudiana, mecanismo de defesa que busca proteger o psiquismo contra o trágico da existência. Investiga-se o desamparo humano como algo da ordem do incurável, que, por isso, indica uma via trágica para a psicanálise.

Palabras clave : Sofrimento psíquico; filosofia nietzschiana; psicanálise freudiana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )