SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O corpo: entre o sofrimento e a criatividadeAnálise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

PRETES, Erika  e  VIANNA, Túlio. Do pastorado ao governo (bio)político dos homens: notas sobre uma genealogia da governamentabilidade. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 131-156. ISSN 2178-700X.

Este trabalho busca empreender uma análise genealógica da questão do poder pastoral ou Pastorado, dessa ars artium que o filósofo francês Michel Foucault designou como uma nova tecnologia geral de governo dos homens e que possibilitou a formação de uma gestão estatal dos corpos tal como conhecemos e a que somos submetidos cotidianamente. No intuito de compreender esta nova forma de governamentabilidade, esta espécie embrionária da biopolítica, trataremos de desvelar seu ponto de formação, suas mutações, seu desenvolvimento e suas formas de funcionamento. Buscaremos ainda analisar as formações discursivas e os construtos desenvolvidos pari passu pelo Pastorado a respeito do problema da carne e do sexo, que possibilitaram a docilização dos corpos dos sujeitos modernos.

Palavras-chave : Poder pastoral; governamentabilidade; corpos dóceis; biopoder; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )