SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Do pastorado ao governo (bio)político dos homens: notas sobre uma genealogia da governamentabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

ROSSI, André  e  PASSOS, Eduardo. Análise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 156-181. ISSN 2178-700X.

Neste artigo fazemos uma retomada das linhas constitutivas da Análise Institucional (A.I.) desde a França até sua entrada no Brasil, trazendo nesse percurso alguns conceitos importantes para o entendimento de sua forma de intervir e produzir conhecimento. Da relação com a Psicoterapia Institucional, com a Pedagogia Institucional e a Psicossociologia lewiniana, os socioanalistas apropriaram-se de conceitos como o de instituição, transversalidade, analisador, transferência e contratransferência institucional e a forma de intervir da pesquisa-ação. Em continuidade, elaboram conceitos como análise da encomenda, análise da demanda, análise da implicação, campo de intervenção e campo de análise, inconsciente institucional, sobreimplicação e outros que visavam responder novos problemas e afirmar implicações antes não explícitas. Apostando na importância da prática e conceitos da A.I., apontamos a inflexão brasileira da pesquisa-intervenção como proposta metodológica de produção de conhecimento implicado e de intervenção em organizações, grupos ou subjetividades.

Palavras-chave : Análise institucional; pesquisa-intervenção; análise da implicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )