SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Assassinos de que natureza?Vinte cinco dias às voltas com Guillain-Barré índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

CABRAL, Nelma. Pensar e pensamento em questão nos sofrimentos bulímicos. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

O empobrecimento ou ausência de pensamento na contemporaneidade coloca uma questão para a psicanálise. A pretensão deste artigo é extrair algumas concepções sobre o que é pensar e o registro do pensamento no discurso freudiano, e a seguir problematizar o que vem ocorrendo com esse registro do psiquismo na contemporaneidade. Considerando um tema amplo e complexo, abordaremos, neste artigo, a questão do pensar e do pensamento na clínica psicanalítica das bulimias. Nossas referências fundamentais para desenvolvermos algumas ideias são as leituras de Birman, Heidegger e Canguilhem sobre a questão do pensamento e Zaltzman sobre a pulsão de morte. Pois, como formulou Freud, sem o desejo, não há pensamento e nem pensar, assim como sem o trabalho da morte não há pensar e nem pensamentos.

Palavras-chave : pensamento; pensar; contemporaneidade; bulimias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License