SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Vinte cinco dias às voltas com Guillain-BarréO brincar em família como possibilidade de humanização para crianças no hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista EPOS

On-line version ISSN 2178-700X

Abstract

JESUS, Carla Mariana Sousa de; JUCA, Vládia Jamile dos Santos  and  BARBOSA, Adilane dos Santos. Maternidade, sofrimento psíquico e redes sociais. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

O artigo reflete sobre as redes sociais de suporte acessadas por mães em sofrimento psíquico grave, em especial, as mais importantes para o exercício da maternidade. O objetivo central foi investigar como essas redes se estruturam, são acionadas e de que forma se articulam. A pesquisa adotou como referencial teórico-metodológico a História de Vida. Participaram seis mulheres, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas.  Foi realizada uma análise do discurso das narrativas produzidas e, para tanto, as mesmas foram organizadas a partir das seguintes categorias: O desamparo na maternidade; Equipamentos de saúde, de assistência social e de justiça acessados pelas mulheres; Redes de suporte familiar; Redes associadas à religião; Estigmatização; Elaboração e superação das demandas e impasses oriundos da maternidade. Observou-se que essas redes funcionam como mecanismos fundamentais para que as mulheres possam, não obstante sua trajetória marcada pelo sofrimento psíquico, manter o vínculo com seus filhos; que tais redes geralmente são tecidas pelas próprias mães e que, do ponto de vista dos equipamentos pertencentes aos vários setores governamentais, há uma grande lacuna na oferta de um cuidado articulado.

Keywords : redes sociais; maternidade; sofrimento psíquico; mulheres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License