SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A concepção normativa do funcionamento psíquico e os processos de subjetivação: o cérebro na era da pós-psicanáliseDeleuze, Guattari, Freud e o problema da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

XAVIER, Gabriella. Uma sociedade carnívora: pensando alimentação e fetichismo. Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 35-64. ISSN 2178-700X.

O presente artigo procura pensar o lugar da carne no universo da alimentação a partir de suas relações com elementos da dinâmica constitutiva da forma social capitalista. Através de três abordagens retiradas de estudos bibliográficos, analisa os processos sociais implicados na produção e no consumo dessa forma de alimentação, à luz das contradições fundamentais de uma forma social, cujo poder de domínio sobre a natureza se revelou como distanciamento progressivo entre a humanidade e o mundo natural, fundado na produção do valor. Trata da constituição da forma moderna de relação com os animais, desde a introdução da dinâmica mercantil na centralidade da vida social; dos processos perturbadores provocados pela atividade industrial interposta a esta relação; e, por fim, examina o caráter primitivo da subjetividade moldada neste trajeto, não alusivo à permanência da relação matar-para-comer, mas na projeção fetichista oriunda da mediação com o ritual da morte, embora a civilização tenha podido refiná-la com seus aparatos técnicos.

Palavras-chave : alimentação; produção de carne; fetichismo; subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License