SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Deleuze, Guattari, Freud e o problema da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

GRUNHAGEN, Sara  e  MARTINS, Luiz Paulo Leitão. A crítica da história como genealogia e a criação literária: análise de uma proposta de Saramago a partir de Deleuze. Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 87-104. ISSN 2178-700X.

Neste artigo, buscaremos analisar a proposta de José Saramago de realizar uma crítica da história em seus romances e articular essa análise com a noção de crítica em Gilles Deleuze, entendida aqui como genealogia. Num primeiro momento, investigaremos como Deleuze compreende a atividade crítica no interior de uma genealogia dos valores e do sentido a partir de sua leitura de Nietzsche. Em seguida, abordaremos o ensaio "História e ficção", de Saramago, para entender como ele concebe uma crítica da história em sua escrita. Se, para Saramago, recuperar a história é reivindicá-la e se permitir contar criticamente outra história possível, a atividade genealógica da crítica, para Deleuze, consiste em identificar a relação de forças presente nesse contexto, movimento que, acreditamos, também se dá na obra do escritor português. Entre a história e a ficção, a escrita literária surge como ato criativo do pensamento e forma de resistência. O que poderia ter sido, assim, busca indicar o que pode devir.

Palavras-chave : Crítica; genealogia; história; ficção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License