SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Bullying e projetos de leis no Brasil: uma racionalidade vitimizante e punitiva sobre as relações humanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

DAEMON, Flora. Entre os muros e as mídias: o bullying e o school shooting numa perspectiva comunicacional. Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 06-26. ISSN 2178-700X.

O presente estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla intitulada "Sob o signo da infâmia: das violências em ambientes educacionais às estratégias midiáticas de jovens homicidas/suicidas" e tem como objetivo refletir sobre crimes deflagrados por jovens na circunscrição de instituições de ensino. Tem como foco prioritário um olhar sobre o gesto de desenvolvimento de produções midiáticas (vídeos, fotografias, animações e outras narrativas) por jovens, vítimas de bullying, que se convertem em autores do delito e do discurso (FOUCAULT, 2003). Tal estratégia evidencia um paradoxo: em tempos de grandes investimentos em intervenções que visam à prorrogação da vida, tais indivíduos utilizam a potência indomesticável da morte, no ambiente primordial de sociabilidade juvenil, para forjar um tipo de existência que passa, necessariamente, pela imagem midiatizada do crime e pelo autoaniquilamento biológico. Este fenômeno é analisado, neste artigo, a partir dos eventos criminais protagonizados por Cho Seung-Hui (Virginia Tech, Blacksburg, Estados Unidos), Pekka-Eric Auvinen (Jokela High School, Tuusula, Finlândia) e Wellington Menezes de Oliveira (Escola Municipal Tasso da Silveira, Rio de Janeiro, Brasil).

Palavras-chave : school shooting; bullying; violência; midiatização; morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License