SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Bullying e projetos de leis no Brasil: uma racionalidade vitimizante e punitiva sobre as relações humanasPane no sistema: o cenário nacional nos 25 anos do estatuto da criança e do adolescente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

SCHEINVAR, Estela  e  SAVIO, Luan. Violência escolar: efeitos da normalização e da prática penal. Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 53-69. ISSN 2178-700X.

"Violência na escola", preocupação crescente na sociedade brasileira, é o objeto de análise do presente artigo, que entende tal relação como efeito de práticas de normalização sustentadas na lógica penal. O texto destaca tanto a norma quanto a lógica penal como instrumentos fundamentais a produções subjetivas que orientam o funcionamento dos aparelhos que garantem o bom desempenho de uma sociedade pautada no mercado. Uma sociedade que produz o consumo de modos de vida coercitivos, por meio da obediência e da punição. Michel Foucault e Félix Guattari conduzem as análises que levam o texto a colocar em questão as leis como verdades pétreas, problematizando o modo como a produção de verdades torna a escola uma obrigação compulsória. Norma e prática penal destacam-se na escola que temos hoje, definindo uma relação de poder, sempre violenta, pois que a educação escolar cerceia condutas e desejos por meio do controle e da penalização.

Palavras-chave : escola; violência; normalização; lógica penal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License