SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2System crash: the national scene in the 25 years of the child and adolescent statuteInequality, racial relations and the training of the psychologist author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista EPOS

On-line version ISSN 2178-700X

Abstract

MULLER, Rita Flores. Pelo direito da população masculina à saúde. Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 98-116. ISSN 2178-700X.

O presente artigo propõe um breve mapeamento da produção do direito da população masculina à saúde, considerando seu caráter histórico e contingente. Partimos da premissa de que a tessitura desse direito é um acontecimento relativamente recente e na esteira das grandes declarações de direitos humanos que conferem à vida uma normalização. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é o analisador fundamental para refletir sobre os diversos planos que falam sobre o "direito do homem à saúde" - categoria-chave que se mostra inteligível justamente pelas posições discursivas que apresenta nesta dispersão. A proposta de política da saúde do homem está alinhada à promoção de direitos sexuais e reprodutivos, ao mesmo tempo que encontra nesta pauta específica parcela do solo de sua emergência. Percebe-se, assim, a partir da leitura do corpus um esforço do Estado em assegurar um espaço de cidadania para a população masculina, materializada na construção de uma agenda de trabalho com homens no Brasil.

Keywords : biopolítica; população masculina; saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License