SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Pane no sistema: o cenário nacional nos 25 anos do estatuto da criança e do adolescenteDesigualdade, relações raciais e a formação de psicólogo(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

MULLER, Rita Flores. Pelo direito da população masculina à saúde. Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 98-116. ISSN 2178-700X.

O presente artigo propõe um breve mapeamento da produção do direito da população masculina à saúde, considerando seu caráter histórico e contingente. Partimos da premissa de que a tessitura desse direito é um acontecimento relativamente recente e na esteira das grandes declarações de direitos humanos que conferem à vida uma normalização. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é o analisador fundamental para refletir sobre os diversos planos que falam sobre o "direito do homem à saúde" - categoria-chave que se mostra inteligível justamente pelas posições discursivas que apresenta nesta dispersão. A proposta de política da saúde do homem está alinhada à promoção de direitos sexuais e reprodutivos, ao mesmo tempo que encontra nesta pauta específica parcela do solo de sua emergência. Percebe-se, assim, a partir da leitura do corpus um esforço do Estado em assegurar um espaço de cidadania para a população masculina, materializada na construção de uma agenda de trabalho com homens no Brasil.

Palavras-chave : biopolítica; população masculina; saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License