SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Pelo direito da população masculina à saúdeInimputabilidade e semi-imputabilidade por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

SANTOS, Alessandro de Oliveira dos  e  SCHUCMAN, Lia Vainer. Desigualdade, relações raciais e a formação de psicólogo(as). Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 117-140. ISSN 2178-700X.

Este estudo qualitativo descritivo exploratório investigou a concepção de estudantes de Psicologia de uma universidade pública da região metropolitana de São Paulo sobre a categoria raça na compreensão da desigualdade e sobre a relevância das relações raciais na formação de psicólogo(as). A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto de 2009 e maio de 2010 por meio de 16 entrevistas com estudantes de pós-graduação e 4 grupos focais com estudantes de graduação. A análise de conteúdo dos dados mostrou que os(as) estudantes consideram a cor da pele uma categoria importante na compreensão da desigualdade e as relações raciais, um tema relevante na formação de psicólogo(a). Porém, segundo os(as) estudantes, foi dada pouca importância às relações raciais no Brasil em sua formação, sendo a discussão sobre cotas na universidade pública o principal fator que possibilitou refletir abertamente sobre esse tema em sala de aula. O estudo evidenciou que as relações raciais merecem mais atenção dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia e que a formação de psicólogos(as) deve incluir a reflexão crítica sobre a categoria raça e o racismo.

Palavras-chave : desigualdade; relações raciais; formação do psicólogo; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License