SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Inimputabilidade e semi-imputabilidade por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardadoO mal-estar na civilização sua articulação com a linguagem e a literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

JEHA, Silvana. Beatriz. Resistência, violência e coragem contra a sociedade e o Estado. Rio de Janeiro, 1919-1948. Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 155-178. ISSN 2178-700X.

Este artigo é sobre a trajetória de Beatriz Barbosa, migrante alagoana no Rio de Janeiro, onde atuou principalmente como prostituta, entre 1919 e 1948. O estigma de vadia, palavra guarda-chuva para todas as suas contravenções e delitos - e de milhares de brasileiros que tiveram destinos comuns - a colocou num redemoinho de detenções, penas, recolhimentos em asilo de mendigos e internações em manicômios. Processos judiciais e dezenas de notícias nas páginas policiais contra ela possibilitaram que se constituísse uma persona transgressora. Nos trinta anos que deixou rastros é possível entrever a história a contrapelo das instituições disciplinares que percorreu e refletir sobre os significados de sua resistência, coragem e violência frente à condição permanente de indesejada.

Palavras-chave : prostituição; biografia; instituições disciplinares; Rio de Janeiro; século XX.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License