SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O mal-estar na civilização sua articulação com a linguagem e a literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

BIRMAN, Joel. A espiritualidade política na modernidade: A leitura de Foucault sobre as transformações políticas no Irã. Rev. Epos [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 200-219. ISSN 2178-700X.

O objetivo deste trabalho é analisar a leitura de Foucault sobre as transformações políticas no Irã, a partir dos anos 1970, tomando como referência a emergência de uma "espiritualidade política", que se deu no esteio das rupturas entre Estado (através da força militar) e sociedade. O texto explora teoricamente as noções de finitude e atualidade, a fim de compor o quadro interpretativo para as reportagens de ideias, que serviram de método de trabalho foucaultiano para lidar com o acontecimento em sua temporalidade na qual passado, presente e futuro se encontram articulados. O artigo sublinha que na contramão da modernidade ocidental, o Irã restaura a religião como norteadora do campo social.

Palavras-chave : política; modernidade; Foucault; Irã.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License