SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Biopolítica, soberania e tanatopolítica: ensaio sobre as ideias de Foucault e AgambenA contestação adolescente e sua saúde: resistindo aos estigmas e aos processos de criminalização contemporâneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

BERTASO, Marcio Wagner  e  LAVRADOR, Maria Cristina Campello. Ameaças de morte a crianças e adolescentes e as biopolíticas do cotidiano. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 28-55. ISSN 2178-700X.

Analisar os modos de gestão da vida que se afirmam nos encaminhamentos feitos ao Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Espírito Santo e, com isto, apresentar um retrato da forma de funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos nesse estado no ponto onde se cruzam atores do SGD, crianças/adolescentes/familiares e o PPCAAM/ES, é a proposta deste artigo. Compreende-se que, ao encaminhar um caso a um serviço como o PPCAAM, ganham cena inúmeros processos instituídos relacionados à execução de políticas sociais para crianças e adolescentes. Os "encaminhamentos" apontam para práticas que falam de relações entre serviços que podem parecer apenas uma forma burocrática, pela qual se quer passar o "problema" adiante. Porem, sendo analisadas de perto e com atenção às minúcias, percebe-se como são relações que atendem a determinadas formas de governo da vida. Paralelamente, nesse governo da vida cotidiano, destacam-se lutas, resistências e pequenas formas de ação que afirmam a vida. Muito longe de falar sobre aquilo que não funciona ou daquilo que falta nas relações entre os serviços, foi abordado o que funciona a todo vapor e que opera formas de gestão da vida orientadas para fazer viver alguns e deixar morrer outros.

Palavras-chave : criança e adolescente; sistema de garantia de direitos; direitos humanos; biopolítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License