SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A violência no território e a construção de vínculos entre os agentes comunitários de saúde e os usuários em um serviço de atenção primária¹ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

CIDADE, Maria Luiza Rovaris  e  BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de. Psicologia e governamentalidade: sexo e gênero em debate. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 110-132. ISSN 2178-700X.

Partindo de três excertos, relacionados a práticas psicológicas implicadas com a temática de sexo/gênero em psicologia, pretende-se abordar, neste artigo, a relação entre psicologia e governamentalidade, atravessada pelo sistema sexo/gênero como um possível analisador. O que se pretende colocar em análise é como o sistema sexo/gênero, mais especificamente relacionado à afirmação da heterossexualidade compulsória e da cisgeneridade como matrizes normativas e seus consequentes ideais regulatórios, convoca-nos a refletir sobre a psicologia e suas redes de reiteração da governamentalidade vigente na modernidade ocidental. Nesse sentido, no campo da problematização das práticas psicológicas, aborda-se, ao longo do trabalho, o tema da governamentalidade numa perspectiva foucaultiana, em intersecção com a noção de produção de subjetividades e as questões de sexo/gênero de base feminista. Pretende-se estabelecer uma discussão de visibilidade de tais problemáticas, para, assim, podermos desnaturalizar concepções e intervenções do campo da psicologia no sentido de potencializar a produção de práticas mais localizadas e libertadoras.

Palavras-chave : psicologia; governamentalidade; cisgeneridade; heterossexualidade compulsória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License