SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Voces desde el armario… prejuicios y discriminaciones hacia personas LGBT en el SalvadorA socioeducação nos tempos de cólera* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

CAZEIRO, Felipe et al. Vidas que se (trans)formam e não se esgotam: Promoção de Saúde no Centro de Ressocialização de Cuiabá-MT. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 27-41. ISSN 2178-700X.

Este artigo é produto de uma experiência de estágio em Psicologia e tem por objetivo analisar o funcionamento do sistema prisional de Cuiabá-MT, bem como a participação do profissional de Psicologia neste contexto, mais especificamente no Centro de Ressocialização de Cuiabá – CRC. Utilizando as técnicas de pesquisa de campo de abordagem qualitativa, o objetivo foi conhecer, fortalecer e reconhecer a atuação de psicólogos dentro das unidades penais. Sendo assim, este trabalho adquire importância por demonstrar a realidade local do sistema penitenciário de Mato Grosso, bem como por afirmar os processos de produção de saúde e de possível ressocialização dentro de uma instituição prisional, além de subsidiar dados para uma provável comparação com outras realidades históricas geográficas.

Palavras-chave : LGBT; sistema penitenciário; ressocialização; psicologia e saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License