SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Vidas que se (trans)formam e não se esgotam: Promoção de Saúde no Centro de Ressocialização de Cuiabá-MTPermanência de mulheres em situação de violência: compreensões de uma equipe multidisciplinar* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

MOTA, Evanilda Bulcão. A socioeducação nos tempos de cólera*. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 42-54. ISSN 2178-700X.

Este relato de experiência visa demonstrar como a Psicanálise foi utilizada na área de segurança, em Unidades da socioeducação no Estado da Bahia, de 2015 a 2016. Levando em consideração a relação entre privação de liberdade para adolescentes e a violência existente nesse universo, e a violência advinda da história de cada um deles, com recortes em situações vividas dentro das Comunidades de Atendimento Socioeducativo – Cases, que atuam com as medidas de privação de liberdade e semiliberdade, neste Estado. Sinalizando outras formas possíveis de enfrentamento à violência que não reforcem recursos também violentos por parte das instituições (ANDRADE, 2015), e sim que viabilizem a responsabilização do ato infracional, garantindo reais condições de mudanças de vida e de um desenvolvimento mais produtivo e feliz para esses adolescentes, com garantia ao reconhecimento como sujeito de direito, integralmente, e não apenas por uma condição penal (RUSCHE; KIRCHHEIMER, 2004). A perspectiva foi de promover ações especializadas na área de segurança, onde o diálogo, a observação, o entendimento da história do educando (adolescente ou jovem em cumprimento de medida socioeducativa) e da história dos profissionais dessa área, em cada Unidade, fossem ouvidos e levados em consideração para o planejamento das atividades. A metodologia adotada inicialmente foi a de observação in loco, em situações de conflito, para compreender as aflições, expectativas e tensões dessa área, com posterior formação de Grupos de Trabalho (GT), com base nos Grupos Operativos (GO), para análises e intervenções com planejamento, utilizando as situações críticas vivenciadas como referencial (PEREIRA, 2013).

Palavras-chave : segurança; psicanálise; violência e privação de liberdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License