SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Permanência de mulheres em situação de violência: compreensões de uma equipe multidisciplinar*Trabalho feminino, desigualdades de gênero e formas de subjetivação no setor de serviços no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

MENDONCA, Kátia Marly Leite  e  MORAES, Diana Coeli Paes de. Métodos consensuais de solução de conflitos: a produção dialógica para uma cultura de paz. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 73-84. ISSN 2178-700X.

Os métodos consensuais de solução de conflitos através do diálogo é como se efetiva tecnicamente a mediação e conciliação de um conflito na construção de uma sociedade sem violência. Mas o diálogo estabelecido nem sempre é a relação dialógica estudada por Freire e Buber. Para Freire, não existe diálogo entre oprimidos e opressores. Para Buber, deve existir uma abertura para o outro, que é o meu próximo constituindo-se numa relação EU-TU. O objetivo deste artigo é compreender a relação dialógica estabelecida nos métodos consensuais de solução de conflitos. A metodologia é a pesquisa bibliográfica. A mediação através do diálogo construtivo é o instrumento mais adequado para resolver as questões na concepção de uma cultura de paz. A paz obtida pelas sessões de mediação de conflitos, na maioria, constitui-se no diálogo técnico que objetiva chegar a uma decisão conjunta.

Palavras-chave : solução de conflito; violência; paz; diálogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License