SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Métodos consensuais de solução de conflitos: a produção dialógica para uma cultura de pazQuando a/o jovem entra em cena: gênero e sexualidade em debate* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

SALVARO, Giovana Ilka Jacinto; GALVANE, Fabia Alberton da Silva  e  MARIANO, Patrícia. Trabalho feminino, desigualdades de gênero e formas de subjetivação no setor de serviços no Brasil. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 85-103. ISSN 2178-700X.

Este artigo tem como objetivo problematizar normas de gênero que sustentam e atualizam desigualdades no setor de serviços no Brasil enquanto espaço de constituição de trabalhadoras e de formas de subjetivação. O estudo que orientou a escrita do texto articula as categorias gênero e divisão sexual do trabalho e se apresenta como parte de um projeto integrador de propostas de pesquisa que objetivam analisar a participação de mulheres em diferentes setores da economia brasileira. Para a análise do tema, por meio de um diálogo interdisciplinar com as áreas de estudo da psicologia, da sociologia, da economia, da história, entre outras, são apresentados índices de participação e estudos sobre trabalhadores/as no setor de serviços no Brasil, os quais possibilitaram problematizar os temas da divisão sexual do trabalho, das desigualdades de gênero e das formas de subjetivação.

Palavras-chave : setor de serviços; trabalhadoras; gênero; formas de subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License