SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Female labor, gender inequalities and forms of subjectivation in the service sector in Brazil"To being in this scene, you should be resistant to the common world": youth, subcultures and cultural resistance in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista EPOS

On-line version ISSN 2178-700X

Abstract

BONFIM, Juliano  and  MESQUITA, Marcos Ribeiro. Quando a/o jovem entra em cena: gênero e sexualidade em debate*. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 104-122. ISSN 2178-700X.

INTRODUÇÃO: A temática da sexualidade tem ocupado um espaço importante nos debates atuais e tal fenômeno contribui enormemente para pensarmos sobre os modos como ela tem sido foco de projetos de pesquisa, políticas públicas, intervenções em escolas, programas de saúde e na mídia, provocando diversas disputas que podem tanto alargar a compreensão da sexualidade como experiência plural, como reforçar as concepções reguladoras e normativas das práticas e papéis sexuais. OBJETIVOS: conhecer e analisar as estratégias de participação de jovens no debate de gênero e sexualidade na escola. METODOLOGIA: aposta-se na metodologia de Grupos de Discussão (MATTOS, 2012; MÉNDEZ, 2007) como ferramenta e também na observação participante e conversas informais inspiradas na etnografia para compor os resultados. RESULTADOS: Nossas/os interlocutoras/es formam um coletivo onde organizam debates, como uma estratégia para movimentar a instituição e discutir questões que às vezes ela não dá conta ou simplesmente não atinge os anseios de muitas/os meninas/os, como é o caso da sexualidade, suas expressões de gênero e diversidade. CONCLUSÕES: Com a inserção no campo, vimos que jovens, com suas culturas e relações com outros movimentos, têm, de diferentes modos, questionado outra forma de ocupar os diversos espaços e discussões de dentro da instituição.

Keywords : sexualidade; gênero; juventude; participação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License