SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Trabalho feminino, desigualdades de gênero e formas de subjetivação no setor de serviços no Brasil"Eu acho que, pra você estar nesse meio, você tem que ser resistente quanto ao mundo comum": juventude(s), subculturas e resistência cultural no Rio de Janeiro* índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista EPOS

versión On-line ISSN 2178-700X

Resumen

BONFIM, Juliano  y  MESQUITA, Marcos Ribeiro. Quando a/o jovem entra em cena: gênero e sexualidade em debate*. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 104-122. ISSN 2178-700X.

INTRODUÇÃO: A temática da sexualidade tem ocupado um espaço importante nos debates atuais e tal fenômeno contribui enormemente para pensarmos sobre os modos como ela tem sido foco de projetos de pesquisa, políticas públicas, intervenções em escolas, programas de saúde e na mídia, provocando diversas disputas que podem tanto alargar a compreensão da sexualidade como experiência plural, como reforçar as concepções reguladoras e normativas das práticas e papéis sexuais. OBJETIVOS: conhecer e analisar as estratégias de participação de jovens no debate de gênero e sexualidade na escola. METODOLOGIA: aposta-se na metodologia de Grupos de Discussão (MATTOS, 2012; MÉNDEZ, 2007) como ferramenta e também na observação participante e conversas informais inspiradas na etnografia para compor os resultados. RESULTADOS: Nossas/os interlocutoras/es formam um coletivo onde organizam debates, como uma estratégia para movimentar a instituição e discutir questões que às vezes ela não dá conta ou simplesmente não atinge os anseios de muitas/os meninas/os, como é o caso da sexualidade, suas expressões de gênero e diversidade. CONCLUSÕES: Com a inserção no campo, vimos que jovens, com suas culturas e relações com outros movimentos, têm, de diferentes modos, questionado outra forma de ocupar os diversos espaços e discussões de dentro da instituição.

Palabras clave : sexualidade; gênero; juventude; participação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License