SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Quando a/o jovem entra em cena: gênero e sexualidade em debate* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

SOARES, Alexandre Bárbara. "Eu acho que, pra você estar nesse meio, você tem que ser resistente quanto ao mundo comum": juventude(s), subculturas e resistência cultural no Rio de Janeiro*. Rev. Epos [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 123-146. ISSN 2178-700X.

As relações entre juventude e cultura têm tomado grande relevância e sido muito presentes no campo das Ciências Humanas. O campo da cultura tem se conformado, nas últimas décadas, como mais um sólido território em que jovens forjam formas de ser e estar no espaço público, dando visibilidade a diferentes maneiras de perceber a sociedade e suas questões. Dentro deste vasto território cultural, alguns movimentos e correntes vêm, nas ultimas décadas, agregando jovens em torno de práticas e discursos que buscam não apenas se contrapor a um conjunto de valores sociais, mas também agredi-los, recusá-los e enfrentá-los. As subculturas, em especial aquelas oriundas da cultura punk, em fins dos anos 1970, apareceram como um modo de expressão de jovens trabalhadores e subalternizados de todo o mundo, naquele período histórico, mas rapidamente foram cooptadas e diluídas pela indústria do consumo cultural. Este artigo analisou as diferentes dimensões da experiência de jovens do Rio de Janeiro no interior da subcultura punk e suas sub-ramificações. Buscamos analisar esta experiência através de dez entrevistas semiestruturadas. Entre as conclusões, identificamos que a cena subcultural se organiza e unifica a partir da identificação de uma série de relações de recusa a um conjunto de situações e atores sociais e o que os jovens buscam nas subculturas é justamente a tentativa de tensionar alguns sentidos hegemônicos, produzidos por certos dispositivos institucionais, sobre sua própria condição juvenil.

Palavras-chave : juventude; movimentos culturais juvenis; subculturas; resistência cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License