SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Avaliação de Programa de Saúde: O Programa Nacional de Controle de Tuberculose no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

EDGINTON, Christopher R.; CHIN, Ming-kai; OLIVEIA, Walter Ferreira de  e  UVINHA, Ricardo Ricci. Declaração de Consenso do Fórum Global para a pedagogia da educação física 2010 (GoFPEP 2010):: pedagogia da saúde e da educação física no século XXI. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 5-12. ISSN 2178-7085.

Programas de Educação Física e de Saúde precisam ser repensados. Um mundo em transformação demanda tecnologias e novos métodos pedagógicos para a preparação de educadores físicos e de saúde. Este artigo tem como objetivo apresentar a Declaração de Consenso intitulada A Saúde e a Pedagogia da Educação Física no Século XXI, construída coletivamente no Fórum Global para a Pedagogia da Educação Física 2010.O Fórum Global para Pedagogia da Educação Física 2010 (GoFPEP 2010) juntou educadores, profissionais, administradores, líderes empresariais e formuladores de políticas de 26 países, representando universidades, escolas e outras instituições. Uma finalidade foi elaboração do consenso global intitulado A Saúde e a Educação Física no Século XXI. Recomendações do Consenso incluem estilos de vida ativos e saudáveis, aprendizado centrado no estudante, expansão de conhecimento, habilidades e disposições requeridas no século XXI, alfabetização física, promoção da justiça social e reconceituação da avaliação do ensino contextualizando uso de tecnologias e engajamento de agentes sociais. O Consenso recomenda integração entre campos da Saúde e EF, promoção de boas práticas, parcerias, sensibilidade para a diversidade, estratégias para promover responsabilização e ligação entre prática e teoria.

Palavras-chave : Educação Física; Promoção da Saúde; Atividade Física; Estilo de Vida; Saúde Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )