SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Declaração de Consenso do Fórum Global para a pedagogia da educação física 2010 (GoFPEP 2010):: pedagogia da saúde e da educação física no século XXIAnálise da implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no interior de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

GONCALVES, Maria Jacirema Ferreira. Avaliação de Programa de Saúde: O Programa Nacional de Controle de Tuberculose no Brasil. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 13-17. ISSN 2178-7085.

Este trabalho é uma proposta metodológica de pesquisa avaliativa de programa de saúde, especificamente, o Programa Nacional de Controle de Tuberculose (PNCT) no Brasil. Portanto, não consiste de apresentação de resultado de uma pesquisa em avaliação, embora tenha se valido desta para produzir esta reflexão. Avaliação é reconhecida por seu potencial de contribuição para tomada de decisão, formulação e reformulação de políticas de saúde, tendo em conta que o Ministério da Saúde em sua política programática utiliza-se do PNCT. Deste modo, este trabalho objetiva fornecer uma visão geral teórico-metodológica de avaliação de programa, utilizando-se da epidemiologia como ferramenta para esta produção. Como proposta de avaliação do desempenho do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, sugere-se a análise de cluster, incluindo indicadores de processo e de resultado. Estes indicadores podem representar a operacionalização do programa por meio dos resultados estabelecidos como meta ou daquilo que se espera que seja alcançado por um programa com bom funcionamento. Do mesmo modo, os indicadores de processo devem revelar o modo de atuação do programa, na execução das ações consideradas básicas para seu funcionamento, e para alcançar sucesso no controle da tuberculose. Com esta proposta identifica-se que a análise de cluster possibilita encontrar diferenças de desempenho em municípios que teoricamente teriam as mesmas possibilidades, e assim responder ao programa como é o seu processo e os resultados que esta alcançando.

Palavras-chave : Avaliação de Processos e Resultados; Cuidados de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Tuberculose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )