SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Avaliação de Programa de Saúde: O Programa Nacional de Controle de Tuberculose no BrasilImplicações da viuvez na saúde:: uma abordagem fenomenológica em Merleau-Ponty índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

ANDRADE, Lucas Melo Biondi de et al. Análise da implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no interior de Santa Catarina. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 18-31. ISSN 2178-7085.

A inserção da Estratégia Saúde da Família (ESF) otimizou a atenção primária da saúde pública brasileira. Buscando o cuidado ao individuo, a família e a comunidade, a ESF age sob a perspectiva sócio biológica dos agravos em saúde, o que muitas vezes demandam atendimentos complexos e prolongados. Deste modo, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) vem capacitar à produção de serviço das equipes multiprofissionais da ESF, determinado por um vinculo recíproco trabalho, sob a forma do matriciamento. A implementação do NASF na região demonstra pontos a serem decorridos na compreensão de como as atividades são realizadas e a decorrência desse trabalho para a saúde publica. Desse modo, verifica-se a partir do exposto que o NASF, preconizado para melhorias na rede de atenção primária da Saúde, encontra potencialidades a serem exploradas e fragilidades a serem aperfeiçoadas a partir da sua efetivação. Esta pesquisa objetiva compreender e analisar as causas de desarticulação de conhecimentos e serviços entre as equipes do ESF e NASF. Oriundos do uso de pesquisa qualitativa, a análise dos dados pautou-se na hermenêutica dialética. Foram realizadas na coleta de informações as técnicas de entrevista individual (EI) e de grupo focal (GF), com questionário não-estruturado. As questões norteadoras foram desenvolvidas sobre as atividades cotidianas da equipe ESF, enfatizando as principais ações, os problemas enfrentados, e as resoluções tomadas. Emergiram sobre o objeto de pesquisa, considerações sobre a desarticulação na equipe, falta de capacitação para o profissional da saúde, demanda reprimida e desarticulação na gestão. Tais divisões, entre outras, colocam em cheque a própria estrutura norteadora da ESF na região, seja como porta de entrada e coordenadora dos cuidados a família e reorientadara do movimento de promoção e prevenção ao individuo e ao coletivo, e a participação do NASF no matriciamento das mesmas.

Palavras-chave : Avaliação; Inovação Organizacional; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )