SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Implicações da viuvez na saúde:: uma abordagem fenomenológica em Merleau-PontyDiferenças de gênero e fatores motivacionais para início do tabagismo em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

JORGE, Jorgina Sales  e  CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça. Consultório de Rua: Contribuições e Desafios de uma Prática em Construção. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 39-48. ISSN 2178-7085.

O consumo de drogas entre pessoas em situação de rua contribui para o aumento da vulnerabilidade destes. Para lidar com estas situações, o Ministério da Saúde propôs a criação do Consultório de Rua. Assim, esta é uma estratégia para intervenção junto aos usuários de drogas em situação de rua, baseada na perspectiva de redução de danos. Este estudo teve como objetivo descrever e avaliar o processo de implementação do Consultório de Rua no município de Maceió -AL a partir do relato de experiências da equipe atuante neste projeto. Estudo qualitativo, descritivo, tendo como referencial teórico o construcionismo social. Os participantes foram seis profissionais atuantes na primeira experiência de Consultório de Rua de Maceió. Instrumentos: documentos relacionados com a implementação do dispositivo, fichas com informações das pessoas atendidas e entrevistas semi-estruturadas com os integrantes da equipe, com questões formuladas com base na Investigação Apreciativa. No primeiro semestre de implementação do serviço foram atendidas 83 pessoas (60,2% homens; 56,6% entre 12 e 25 anos; apenas 15,7% tinham alguma documentação). Com base nas entrevistas, foram propostos cinco eixos temáticos: razões que caracterizam o sucesso da experiência, articulações realizadas, posturas da equipe que contribuem para o sucesso, aprendizados na prática e desafios enfrentados na implementação do Consultório de Rua. O acolhimento, a aceitação e a construção do vínculo foram destacados como essenciais para o sucesso do trabalho. Foram apontadas experiências de sucesso relacionadas principalmente com questões de saúde e para ampliação destas ações faz-se necessário investimento na contratação de equipes multiprofissionais. A proposta do Consultório de Rua vem se mostrando sua potencialidade no alcance de pessoas em situação de grave vulnerabilidade social e uso de drogas.

Palavras-chave : Drogas; Tratamento; Consultório de Rua; Construcionismo Social; Investigação Apreciativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )