SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Diferenças de gênero e fatores motivacionais para início do tabagismo em adolescentesReflexões acerca da Educação, sob a ótica do Materialismo Histórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

MIRANDA, Elisangela Domingos; LIRA, Kaliny de Souza; ALENCAR, Anykaroline Bezerra de  e  OLIVEIRA, Adriana Rosmaninho Caldeira de. Atividade física do trabalho Versus Atividade Física do Lazer: A Falta de Informação e Incentivo em Populações Ribeirinhas do Médio Solimões. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 55-58. ISSN 2178-7085.

A atividade física pode ser entendida como uma opção comportamental que se apresenta como meio de suma importância para o bom funcionamento corpóreo, assim como nos efeitos psicológicos melhorando a auto-estima, e o comportamento social, aprimorando a condição de saúde do individuo. Os objetivos foram identificar quais as atividades físicas realizadas pelos ribeirinhos de seis comunidades do Médio Solimões, e levantar quais as dificuldades existentes para a realização destas. Foram aplicados questionários semi-estruturados com enfoque no objetivo do estudo, em indivíduos do sexo masculino e femininos maiores de 18 anos em seis comunidades ribeirinhas do Amazonia. Após a coleta dos dados, realizou-se a categorização e a analise crítica do material. A atividade física no trabalho prevaleceu, no entanto, emergiram as questões de práticas esportivas com menor freqüência de realização. A justificativa para tal foi dada pelo fato das atividades trabalhistas (agricultura, pesca, e atividades domésticas) serem mais desgastantes minimizando o incentivo para o esporte. Há uma necessidade para a transferência de informação à população ribeirinha quanto à ciência da educação física, com intuito de apresentar atividades físicas, recreativas e de lazer de forma a complementar o aspecto da vida cotidiana.

Palavras-chave : Atividade Física; Ribeirinho; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )