SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Atividade física do trabalho Versus Atividade Física do Lazer: A Falta de Informação e Incentivo em Populações Ribeirinhas do Médio SolimõesPráticas curriculares referentes ao processo de envelhecimento humano no curso de Fisioterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

QUANDT, Fabio Luís; KOCH, Fernanda Streit  e  KOVALESKI, Douglas Francisco. Reflexões acerca da Educação, sob a ótica do Materialismo Histórico. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 59-66. ISSN 2178-7085.

Quando observamos a dificuldade dos nossos alunos de regiões de baixa renda, por exemplo, na leitura e interpretação dos textos, ou na formulação de argumentos numa discussão e debate, fica-nos a dificuldade de determinarmos lugares de responsabilidades ou culpas, mas surgem caminhos a serem perseguidos. Influenciada pelo cerne capitalista desde sua fundação, o município de Joinville (SC) manteve seu caráter desenvolvimentista aliado a processo mercante-fabril ao longo da sua história, moldando assim a expressão das relações de seu povo. Assim, o campo da educação em Joinville evoluiu atrelado ao processo sócio-econômico, com seu início e meio marcado pela produção material humana, reproduzindo e capacitando para manutenção do processo do capital. Porém, diante desta relação de fatores, caracteriza-se como aventureiro e imprudente o panorama no qual o sistema educacional está constituído. Ao passo que a equação das contradições sócio-ambientais não for conectada à dialética do materialismo histórico, e este sobre a práxis, pode indubitavelmente esvaecer qualquer fantasia positivista que paire sobre a realidade do Ser.

Palavras-chave : Educação; Sociedades; Materialismo Histórico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português