SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Reflexões acerca da Educação, sob a ótica do Materialismo HistóricoSaúde do escolar:: uma abordagem educativa sobre Hanseníase índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

DIAS, Alexsandra Marinho; SANDRI, Juliana de Araújo Vieira  e  CUTOLO, Luiz Roberto Agea. Práticas curriculares referentes ao processo de envelhecimento humano no curso de Fisioterapia. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 67-71. ISSN 2178-7085.

O intuito desse trabalho foi de conhecer e analisar as práticas curriculares referentes ao processo de envelhecimento humano e à saúde do idoso no Curso de Fisioterapia. Foi utilizado o método estudo de caso com o Curso de Graduação em Fisioterapia da UNIVALI visando à identificação e análise das práticas curriculares referentes ao processo de envelhecimento humano e à saúde do idoso. Dos 54 planos de ensino analisados foram encontradas apenas quatro disciplinas que utilizavam a terminologia idoso e o processo de envelhecimento humano, isto é 117h/a, as demais disciplinas abordavam enfermidades que poderiam estar relacionadas aos idosos, representando 311 h/a. Com este estudo, foi possível perceber que o curso está voltado mais à clínica do que à gerontologia, sendo que esta possibilita aos alunos a confluência de diversos campos de saber e distintos setores apontados na Politica Nacional do Idoso e Politíca Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, assim como a necessidade do trabalho interdisciplinar.

Palavras-chave : Idoso; Currículo; Fisioterapia (Especialidade).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )