SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Práticas curriculares referentes ao processo de envelhecimento humano no curso de FisioterapiaPostura profissional do enfermeiro à luz de Freire: entrelaces com o Sistema único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

CORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya Lavor et al. Saúde do escolar:: uma abordagem educativa sobre Hanseníase. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 72-78. ISSN 2178-7085.

Avaliar o conhecimento em educação em saúde acerca da Hanseníase, através de uma comunicação acessível e apropriada, com a finalidade de produzir materiais de apoio à prática educativa desenvolvida na escola. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Para obtenção das informações foi realizada uma entrevista piloto para avaliar o conhecimento prévio dos escolares. Posteriormente, foram realizadas oficinas de trabalho sobre hanseníase, enfocando aspectos da educação em saúde. Após conclusão das oficinas, foi aplicado um questionário semi-estruturado, abordando as mesmas questões do instrumento aplicado inicialmente, analisando os resultados das oficinas no acréscimo e modificação do conhecimento sobre hanseníase. Foram delineados os temas: características da hanseníase e formas de transmissão; importância da educação em saúde sobre hanseníase. Observa-se que a população escolar apresenta carência de informações referente à doença, sendo necessário investir em mais ações educativas destinadas a este público.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Saúde Escolar; Hanseníase; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )