SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Saúde do escolar:: uma abordagem educativa sobre HanseníaseEnfermagem do Trabalho à Luz da Visão Interdisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

COSCRATO, Gisele  e  BUENO, Sonia Maria Villela. Postura profissional do enfermeiro à luz de Freire: entrelaces com o Sistema único de Saúde. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 79-84. ISSN 2178-7085.

A Política Nacional de Humanização foi criada pelo governo federal como um mecanismo catalisador dos pressupostos do Sistema único de Saúde (SUS), buscando a reorganização do processo de produção dos serviços de saúde e mudanças estruturais do sistema por meio de novos olhares do que seja o ser humano e assistência holística. No entanto, constatam-se deficiências na formação de profissionais de saúde, correlacionadas a necessidade de atuação integral. Neste contexto, o enfermeiro, dadas suas competências administrativas e assistenciais, exerce papel peculiar, podendo contribuir na busca pela humanização do atendimento. Neste estudo, buscamos debater essas questões utilizando a revisão narrativa, propondo reflexão sobre o universo conceitual freireano para superação de dificuldades e caminho possível na formação universitária dos profissionais de saúde, particularmente do enfermeiro, na consolidação de uma prática mais humanizada.

Palavras-chave : Educação; Humanização da Assistência; Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )