SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Postura profissional do enfermeiro à luz de Freire: entrelaces com o Sistema único de SaúdeAvaliação da Atenção em Saúde Bucal no Brasil:: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

LINO, Murielk Motta; NORA, Poliana Therese; LINO, Monica Motta  e  FURTADO, Mariana. Enfermagem do Trabalho à Luz da Visão Interdisciplinar. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 85-91. ISSN 2178-7085.

Trata-se de uma reflexão acerca da prática do enfermeiro do trabalho dentro da equipe multiprofissional, enraizado nos conceitos da saúde coletiva e da visão interdisciplinar. Para tanto, buscou-se subsídios em diversas referências que discutem desde a história da medicina do trabalho até os atuais conceitos de saúde do trabalhador, passando por um breve histórico da enfermagem do trabalho. Ao concluir o estudo, percebeu-se a dificuldade de exercer uma profissão que não possui suas atribuições regulamentadas pelo conselho de classe, encontra-se à margem da legislação vigente e ainda possui enorme dificuldade em quebrar as barreiras, arraigadas durante a graduação e especialização, do saber vertical e individualizado para um saber coletivo e interdisciplinar.

Palavras-chave : Enfermagem do Trabalho; Saúde do Trabalhador; Competência Profissional; Papel do Profissional de Enfermagem; Equipe de Cuidados de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )