SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Enfermagem do Trabalho à Luz da Visão InterdisciplinarColegiado de Gestão Regional Desafios e Perspectivas:: Relato de Experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

CLAUDIA FLEMMING, Colussi  e  CALVO, Maria Cristina Marino. Avaliação da Atenção em Saúde Bucal no Brasil:: uma revisão da literatura. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 92-100. ISSN 2178-7085.

A avaliação dos serviços de saúde pode ser considerada como um meio de promover a melhoria contínua da atenção, propiciando ao usuário um atendimento de qualidade. A avaliação da atenção em saúde bucal tem Chaves (1986) como um dos pioneiros a conceituar, classificar e propor sua aplicação no Brasil. Desde então, poucas iniciativas foram realizadas nesse âmbito, ainda sendo escassos os estudos referentes ao tema. Desse modo, o objetivo desse estudo foi revisar a literatura sobre a avaliação da atenção odontológica em serviços de saúde no Brasil, identificando-se os aspectos que tem sido avaliados, de forma a caracterizar a avaliação da atenção em saúde bucal no país. Encontrou-se grande diversidade metodológica, sendo os trabalhos provenientes de pesquisas acadêmicas, desvinculadas do serviço, com resultados muitas vezes desprovidos de juízo de valor referente ao objeto "avaliado". Ressalta-se a necessidade da realização de tais pesquisas com maior rigor metodológico e com maior vinculação aos serviços, para que seus resultados contribuam para a melhoria da qualidade dos mesmos no país.

Palavras-chave : Avaliação em Saúde; Estudos de Avaliação; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )