SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Avaliação da Atenção em Saúde Bucal no Brasil:: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

DELZIOVO, Carmem Regina. Colegiado de Gestão Regional Desafios e Perspectivas:: Relato de Experiência. Saúde Transform. Soc. [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 102-105. ISSN 2178-7085.

Efetivação do estabelecido como funções destas instâncias regionais, no caso os colegiados de gestão regionais. Está disposto na Portaria 399/GM que os colegiados de gestão regional devem: Instituir um processo dinâmico de planejamento regional; Atualizar e acompanhar a programação pactuada integrada de atenção em saúde; Desenhar o processo regulatório, com definição de fluxos e protocolos; Priorizar linhas de investimento; Estimular estratégias de qualificação do controle social; Apoiar o processo de planejamento local; Constituir um processo dinâmico de avaliação e monitoramento regional. Este artigo parte do acompanhamento das atividades de um colegiado do meio oeste de Santa Catarina nos anos de 2008 a 2010 relatando as experiências vivenciadas por seus membros em relação aos desafios e perspectivas na efetivação do Sistema único de Saúde dentro do determinado pelo pacto de gestão.

Palavras-chave : Regionalização; Gestão em Saúde; Assistência a Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )