SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Seis etapas para avaliação eficaz de programasInterface do discurso da Saúde e Justiça: Uma Experiência no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

PEREIRA, Karine Gonçalves  e  JUNCKS, Nardele Maria. Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose do Estado de Santa Catarina: uma proposta metodológica. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 15-21. ISSN 2178-7085.

Considerada prioridade nas políticas públicas do Brasil há duas décadas, a TB permanece como um grave problema de saúde pública nos dias atuais. No estado de SC, alguns municípios apresentam taxas iguais e/ou superiores à do Brasil, como é o caso de Florianópolis, onde a situação da coinfecção TB-HIV é muito grave, exigindo uma atenção especial do Programa. OBJETIVO: Desenvolver um modelo de avaliação normativa para o Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. MÉTODO: Proposta metodológica fundamentada na hermenêutica crítica orientada pela Quarta Geração de Avaliadores, ou Pesquisa Avaliativa Participativa Pluralista (stakeholder-based evaluation Utilizou-se a técnica de comitê tradicional para a realização das oficinas de consenso contando com a participação dos técnicos do PCT/SC, DST/HIV/Aids SC, LACEN, AB e PCT de alguns municípios catarinenses, além de dados coletados em documentos e no SINAN. RESULTADOS: Modelo lógico com os componentes: Planejamento e Administração, Atenção à Saúde (Prevenção, Diagnóstico e Assistência), Informação Estratégica (Vigilância Epidemiológica, Monitoramento e Avaliação e Pesquisa), Desenvolvimento Humano e Institucional, Comunicação e Mobilização Social. No modelo teórico considerou-se as interfaces com o SINAN estadual, LACEN, AB, Programa Estadual DST/HIV/Aids, Hospital Nereu Ramos, DIAF, Secretaria de Desenvolvimento Regional e Secretaria de Segurança Pública. Tanto os modelos, lógico e teórico, a matriz de avaliação e os padrões de julgamento foram pactuados com a SES. CONCLUSÕES: A metodologia proposta permitiu que os atores envolvidos no serviço participassem na construção do modelo de avaliação proposto e que estes possam, futuramente, utilizar dos resultados desta avaliação para a melhoria de suas práticas e da qualidade dos serviços prestados, além de ter estabelecido relações de cooperação profícuas tanto para os serviços quanto para a Universidade.

Palavras-chave : Tuberculose; Avaliação em Saúde; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )