SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose do Estado de Santa Catarina: uma proposta metodológicaO uso de jogos teatrais como instrumentos de ensino de enfermagem em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

SANTOS, Josenaide Engrácia dos  e  ALMEIDA, Talita Mosquetta Maleski. Interface do discurso da Saúde e Justiça: Uma Experiência no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 22-29. ISSN 2178-7085.

O fenômeno álcool/drogas era tratado no âmbito da Justiça, tendo cunho repressivo-punitivo, cuja ideia central é de que os usuários, como pena, ficam obrigados e encaminhados para casas de recuperação, comunidades terapêuticas e serviços de saúde. O objetivo desse estudo é compreender o processo de construção dos sentidos atribuídos dos usuários encaminhados pela Justiça acerca do CAPSad com três parâmetros: Como nomeiam? Como explicam? Como se posicionam? O estudo é qualitativo, baseado na metodologia do Construcionismo Social. Instrumento entrevista semiestruturada aberta. Foram entrevistados 10 indivíduos encaminhados pela Justiça para tratamento no CAPSad. A análise foi feita através do Mapa de Associação de Ideias. Resultados organizados por temáticas: Nomeando o tratamento - narrativas se caracterizaram pela tonalidade afetiva utilizando seus valores pessoais como alegria, esperança; Explicando o tratamento - inicialmente medo e insegurança, mudam no decorrer do processo dando lugar ao aprendizado; Posicionamento - mudança de percepção e atitude frente ao encaminhamento da Justiça. Os repertórios revelaram formatos únicos de uma construção de conhecimento e aprendizagem capaz de produzir mudança nas percepções e no cotidiano bem como no manejo pessoal no trato da dependência química.

Palavras-chave : Serviços de Saúde Mental; Justiça; Direito Penal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )