SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue4Speech Interface of Health and Justice: An experience in Psychosocial Care Center for Alcohol and Other Drugs - CAPSadThe point of view of the family health program professionals about the implications of intrafamily violence upon children and teenagers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde & Transformação Social

On-line version ISSN 2178-7085

Abstract

FERREIRA, Carlos Renato Pinto et al. O uso de jogos teatrais como instrumentos de ensino de enfermagem em saúde mental. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 30-37. ISSN 2178-7085.

Objetivou-se descrever e analisar a experiência do uso de jogos teatrais, segundo o Fichário de Viola Spolin, no ensino de saúde mental. O estudo foi norteado através da abordagem qualitativa, realizado em uma turma de Enfermagem de uma Universidade do estado de São Paulo, com os 46 estudantes matriculados na disciplina Cuidado Integral em Saúde Mental II. As atividades desenvolvidas foram realizadas e descritas a partir de vivências individuais e coletivas em dois momentos distintos. A coleta dos dados ocorreu através de questionário semi-estruturado baseado no Fichário de Viola Spolin, além do registro de observadores não-participantes. Os relatos foram analisados a partir dos sentidos das palavras, com a utilização de suporte teórico para embasar os conteúdos das mesmas. Os relatos permitiram vislumbrar a potencialidade da intervenção dos jogos como complemento da formação do profissional, considerando o enfermeiro como um ser humano constituído por características físicas, psíquicas e sociais assim como os clientes aos quais recebem o cuidado.

Keywords : Ensino; Saúde Mental; Jogos Teatrais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )