SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Interface do discurso da Saúde e Justiça: Uma Experiência no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras DrogasA Percepção dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre as Implicações da Violência intrafamiliar em Crianças e Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

FERREIRA, Carlos Renato Pinto et al. O uso de jogos teatrais como instrumentos de ensino de enfermagem em saúde mental. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 30-37. ISSN 2178-7085.

Objetivou-se descrever e analisar a experiência do uso de jogos teatrais, segundo o Fichário de Viola Spolin, no ensino de saúde mental. O estudo foi norteado através da abordagem qualitativa, realizado em uma turma de Enfermagem de uma Universidade do estado de São Paulo, com os 46 estudantes matriculados na disciplina Cuidado Integral em Saúde Mental II. As atividades desenvolvidas foram realizadas e descritas a partir de vivências individuais e coletivas em dois momentos distintos. A coleta dos dados ocorreu através de questionário semi-estruturado baseado no Fichário de Viola Spolin, além do registro de observadores não-participantes. Os relatos foram analisados a partir dos sentidos das palavras, com a utilização de suporte teórico para embasar os conteúdos das mesmas. Os relatos permitiram vislumbrar a potencialidade da intervenção dos jogos como complemento da formação do profissional, considerando o enfermeiro como um ser humano constituído por características físicas, psíquicas e sociais assim como os clientes aos quais recebem o cuidado.

Palavras-chave : Ensino; Saúde Mental; Jogos Teatrais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )