SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue4The use of theater games as teaching tools in mental healthThe Imaginarium of Lifestyle and Health-Disease Process for Families Quilombolas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Saúde & Transformação Social

On-line version ISSN 2178-7085

Abstract

MATIAS, Silvane dos Santos; NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do  and  ALCHIERI, João Carlos. A Percepção dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre as Implicações da Violência intrafamiliar em Crianças e Adolescentes. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 38-46. ISSN 2178-7085.

A Violência intrafamiliar (VI) é um fenômeno cultural, um problema social, cuja prática se intensifica cada vez mais em nossa sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre as ações de saúde das Estratégias de Saúde da Família (ESF) no Município de Pau dos Ferros/RN, quanto à identificação, à prevenção e à intervenção na violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, como método entrevistou-se 52 profissionais de saúde atuantes em 06 ESF. As falas transcritas foram analisadas e baseadas na análise de conteúdo, organizadas em seis categorias. Observou-se que parte dos profissionais consegue identificar a violência quando ela é física, no entanto, a violência psicológica passa despercebida. Também se evidenciou a falta de diagnóstico e notificação por parte da maioria dos profissionais em especial os enfermeiros, todavia, reconhecem suas falhas principalmente no que se refere à notificação, uma vez que há barreiras individuais e sociais que se apresentam através dos medos e concepções referentes a esse tema, como também a falta de apoio dos gestores municipais e a integralidade da atenção.

Keywords : Violência; Violência Doméstica; Assistência Integral à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )