SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4O Quotidiano e o Imaginário no Processo Saúde-Doença para as Famílias QuilombolasPercepção de pacientes diabéticos e hipertensos usuários de um Núcleo de Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Saúde & Transformação Social

versão On-line ISSN 2178-7085

Resumo

LIMA, Josefa Renagila Nunes De; PEREIRA, Andrezza Karine Araújo de Medeiros; NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do  e  ALCHIERI, João Carlos. Percepção do acadêmico de enfermagem sobre o seu processo de saúde/doença durante a graduação. Saúde Transform. Soc. [online]. 2013, vol.4, n.4, pp. 54-62. ISSN 2178-7085.

A Universidade provoca mudanças nos hábitos de vida dos acadêmicos, influenciando o processo saúde-doença, realidade observada em todos os cursos de nível superior e alguns casos intensificados devido, ao tamanho da carga-horária e outras peculiaridades. Diante desta premissa procuramos identificar a influência da dinâmica do Curso de Enfermagem do CAMEAM/UERN sobre o processo saúde/doença dos acadêmicos e identificar as principais manifestações do processo saúde-doença dos alunos durante a formação. Estudo exploratório/descritivo com abordagem qualitativa utilizou para coleta de dados entrevista semiestruturada com 69 acadêmicos, no período de Junho a Agosto de 2011. As falas foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados constatou-se que o curso absorve a maior parte do tempo dos entrevistados, deixando os mesmos sem convívio familiar e social, reduzindo ainda atividades esportivas e de lazer. A alimentação passa a acontecer, em sua maioria, na própria Universidade e nem sempre é adequada. A sobrecarga de atividades acadêmicas traz ainda para este aluno excesso de preocupação. Para os entrevistados, tudo isso tem determinado o aparecimento de distúrbios gastrointestinais, ansiedade, alterações no sono, estresse, gripes e cefaleias. Conclui-se com o estudo que a rotina da Universidade e mais especificamente do Curso de Enfermagem traz mudanças no modo de vida dos acadêmicos, que se refletem na qualidade de vida e saúde dos mesmos. Tais mudanças se materializam em momentos de fortalecimento e momentos de desgaste no processo saúde-doença dos alunos.

Palavras-chave : Programas de Graduação em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Saúde de Grupos Específicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )